domingo, 9 de septiembre de 2007

Blogueira e bisavo


Espanhola de 95 anos ganhou fama por manter um diário na Internet

Ela é tida como a blogueira mais velha do mundo. Aos 95 anos e com admiradores no mundo inteiro, o que ajudou a contabilizar 340 mil visitas em seu blog, a espanhola María Amelia López atingiu o status com o qual milhões de cronistas de Internet mais jovens do que ela podem apenas sonhar.

María Amelia, que foi apresentada ao mundo dos blogs por um de seus netos há apenas oito meses, tornou-se sucesso mundial. Seu blog recebe comentários em línguas como o russo, o japonês e o árabe - para ela, estranhas e impossíveis de entender.

- Me chamo María Amelia e nasci em Muxia (La Coruña) no dia 23 de dezembro de 1911. Hoje é meu aniversário, e meu neto, que é muito avarento, me presenteou com um blog - escreveu ela na primeira postagem no site www.amis95.blogspot.com.

Com uma mistura de humor, ternura, otimismo, nostalgia e com fortes rompantes de esquerdismo, ela conquistou um assíduo público leitor interessado em saber o que essa bisavó espanhola vai dizer ou fazer a seguir.

- Você tem que viver a vida. Não ficar sentada em uma poltrona esperando a morte - defende a blogueira de cabelos prateados em um dos seus mais recentes posts.

Seu blog descreve não apenas as batalhas diárias de uma nonagenária, mas também oferece reflexões sobre tudo, de política e religião à Internet banda larga e à morte. Entre seus piores inimigos estão os asilos para idosos, que ela critica por "drogar seus hóspedes para que eles passem seus últimos dias cochilando quietos em frente à televisão".

- Culpo as crianças, que não querem ajudar os idosos - disse ela no dia 31 de agosto, da casa à beira do Oceano Atlântico em Muxia, na costa noroeste da Espanha, onde passa o verão.

- A Internet me deu um novo impulso para a vida, mas não vejo asilos oferecendo acesso à rede para seus residentes - disse ela.

María, como provam as fotos que a mostram sacudindo maracas em um hotel brasileiro, vive muito longe da cultura "não faça nada e aguarde a morte" que ela tanto critica. O neto Daniel, que mora com ela, a ensinou a navegar na Internet depois que ela pediu para que ele baixasse biografias de poetas e políticos. María gosta de ler jornais online. Também aumenta o tamanho das fontes para se manter atualizada sobre os avanços médicos e científicos. O blog foi um presente de Daniel, que não fazia idéia de quem liberaria no cyberespaço. Ele se tornou assistente da avó:

- Agora tantas pessoas escrevem para mim que nem tenho esperança de responder a todas, mas eu queria poder. Meu neto reclama dizendo que também tem que trabalhar. Ele não pode gastar todo o seu tempo digitando - explicou ela.

Muito da audiência de seu blog vem da Espanha e da América Latina, mas entrevistas concedidas para jornais e TV, com links do YouTube disponíveis no site, espalharam seu nome além das fronteiras da língua espanhola.

Quando Daniel não está, outros assistentes aparecem no blog dela, sejam amigos ou camareiras de algum hotel.

No blog, María conta histórias de sua juventude na Galícia. Também relembra os horrores da Guerra Civil Espanhola e conta como seu irmão foi enviado ao front com 16 anos e voltou com uma perna paralisada. Ela já foi multada por se recusar a mostrar apoio ao Movimento Nacional do general e ditador Francisco Franco.

- Devo ser a ativista socialista mais velha da Espanha. Sou socialista desde os 16 anos, mas meu pai nunca permitiu que eu me juntasse ao partido - diz ela.

Bisavó ganhou leitores no Alasca, na China e na Nigéria

Na sua lista de aversões estão tomar remédios, grosserias e companhias telefônicas que demoram para instalar a conexão de Internet banda larga. Suas paixões são poesia, política, memórias de infância, sua região natal, a Galícia, um Jesus Cristo que não gosta de riqueza e "os trabalhadores". Ela conquistou leitores em lugares tão distantes quanto Alasca (EUA), Austrália, China e Nigéria.

Algumas pessoas sugerem que María tira proveito de sua popularidade ao receber dinheiro de anúncios publicados no blog. Crítica que ela rejeita:

- Fiz isso para me dar prazer, não para começar a competir com as pessoas ou para fazer dinheiro - disse ela.

O primeiro-ministro da Espanha, o socialista José Luís Rodríguez Zapatero, está entre seus fãs. Uma carta de seu gabinete é um dos muitos documentos que ela postou no seu site.

- Que você possa dar continuidade a isso por um longo tempo - disse a ela o primeiro-ministro.

A admiração é mútua.

- Não tenho cultura o suficiente para que um primeiro-ministro me escreva. Sou apenas uma velhinha.

O blog de María pode ser popular, mas ela é a primeira a admitir que isso pode não durar muito.

- Um dia, logo, vou morrer. A única coisa que me assusta é a possibilidade de ficar louca. Até lá, vou adiante.

52 comentarios:

Anónimo dijo...

Acabei de ler essa matéria no jornal(impresso) e conheci seu blog por ele... Parabens por ele,ta muito bom mesmo...

ps: mas o melhor é que eu estou podendo praticar o pouco espanhol que eu sei,de uma maneira prazerosa e agradavel ;)

Unknown dijo...

SIRLEI TAFFAREL...
VOCÊ É MARAVILHOSA!MINHA AVÓ TEM 94
E ANDA NAVEGANDO TAMBEM...AMADA MUITA SAÚDE E ALEGRIA. ESTE É O SEGREDO!...
AMO VOCÊ!
QUÉ SERÁ DE MI CORAZÓN
CUANDO YA NO PUEDA MÁS SOÑAR?
QUÉ SERÁ DE MI CUERPO
CUANDO YA NO PUEDA SENTIR
EL CALOR DE TUS MANOS?
QUÉ SERÁ DE MI VIDA
CUANDO YA NO ESTES JUNTO A MÍ?
QUÉ SERÁ DE MIS MANOS
CUANDO YA NO PUEDAN ACARICIARTE?
QUÉ SERÁ DE MIS OJOS
CUANDO YA NO PUEDAN MIRARTE?
QUÉ SERÁ DE MIS DÍAS
SIN VIVIRLOS JUNTO A TÍ
Y DE MIS NOCHES ETERNAMENTE INSOMNES?
QUÉ SERÁ DE MÍ
CUANDO LA DISTANCIA NOS SEPARE
Y YA NO TE PUEDA ALCANZAR?
QUÉ SERÁ DE MI ALMA
CUANDO TE BUSQUE DESESPERADA
Y NO TE PUEDA HALLAR?
QUÉ SERÁ?
( LÍGIA LACERDA)

Enigma dijo...

... y loq ue falta mi estimada, lo que falta.

Saludos desde Mx

El Enigma
Nox atra cava circumvolat umbra

Barking Up Trees dijo...

darned shame you don't habla the anglais...

odete dijo...

Parabéns dona Maria Amélia. A sra é um exemplo de vida, continue assim!

ThePoliticalCat dijo...

Ola, dona Maria,

I am writing from America. I understand a little Spanish, but I am sorry I can't speak to you in English. Congratulations. You have a fascinating blog. And your grandson is quite generous, I think.

Small Grasshopper dijo...

Hola Maria, me encontre por casualidad con tu blog, eh leido un poco de tu blog, y me agrado, y quiero pedirte permiso para poner un link en mi blog,direccionando el tuyo, me despido con un fuerte abrazo, nos vemos

Anónimo dijo...

Parabéns pela sua vontade de viver e passar suas experiências para as pessoas.
Li a matéria sobre o seu blog no Jornal (Zero Hora) e fiquei muita admirada em ver uma bisavo com tanta energia e de bem com a vida.
Parabéns mais uma vez e continue assim por muito tempo.
Sou sua admiradora!

Anónimo dijo...

Hola abuelita!!felicitaciones por tu blog, eres más joven que muchos jóvenes... enhorabuena!!tu blog está de maravilla, tuve ganas de hacer uno también, soy profesora de español en sur de Brasil en Unijuí,universidad en donde enseñamos tu idioma. Estuve en España, en 97,a completar mis estudios en la Universidad de La Rioja; tu país es muy lindo y acogedor. Tengo una hermana, mayor que yo,con 72 años y que es internauta tanto cuanto tú también, así que las mujeres se están destacando en lo de la Red. Que Dios de proteja, eres un aliento y lección de vida para aquéllas que se creen haber perdido las esperanzas por vivir con calidad. Besos.
Neiva

VICIADOS EM CAFÉ dijo...

Saludos!

Anónimo dijo...

Parabéns,vovó Maria Amélia!
Seu blog está bonito e a senhora é linda!!
Um verdadeiro exemplo de que "idade não é documento de morte"...
Continue assim:firme,inteligente,vibrante no mundo virtual como qualquer jovem faz.
Estou encantada com sua habilidade.Tenho 67 anos e,por isto,agora ,também,farei um blog!
Um forte abraço de uma "gaúcha" do Rio Grande do Sul,BRASIL
Ana Maria

luciasteffler dijo...

É fantástico o que estás fazendo.
Parabenns!Aproveito para sugerir que inicies uma campanha contra a discriminação à terceira idade - que no Brasil é muito grande.
Aqui neste país quem tem mais 40/50 anos é velho! E não serve nem mais para o mercado de trabalho.
Uma campanha mundial de acesso gratuito e ensino a terceira idade, e acesso a internet em asilos, manteria nossos vovós plugados no mundo e felizes!
Beijão

Anónimo dijo...

GISELDA.
Parabéns pelo sue trabalho...

Você e incrível,que continue sempre assim.

BEIJOS

Anónimo dijo...

Admiro sua diponibilidade por ser uma anciã ,espero que Dios lhe conceda muitos anos ,com essa alegria e exemplo para os que já estão em desalento com a idade.

esta mensagem quem lhe envia é uma maestra aposentada e que está apreendendo INTERNET.
Me chamo Beatriz Souza ,sou de um grupo de 3ª IDADE -RS.BRASIL

Anónimo dijo...

Querida Maria Amélia
Como a Senhora é maravilhosa, com juizo perfeito e tão saudável.
Que Deus lhe agracie sempre mais.
Te amei!

Eva Fontana Cardoso
Passo Fundo - Rio Grande do Sul
Brasil

Anónimo dijo...

Querida Maria Amelia

Li a nota de seu blog e adorei.Parabenizo seu neto e a Senhora pela descoberta do mundo em sua casa.Oxalá todos tivessem um neto como o seu e a força de vontade a dedicação e o otimismo da Senhora. Que Deus a conserve por muitos anos, sempre fazendo de suas visitas no mundo pessoas felizes.
Abraço com carinho os dois.
Lourders Maria
Passo Fundo Rs.
Brasil

Anónimo dijo...

Parabenizo-a pela sua energia e sua grande força que
transmite a nos que ainda pretendemos chegar a sua idade.Se Deus nos permiti.Esta sua força nos da ânimo para continuarmos com esperanças que os jovens cada dia que passa possam valorizar a todos que un dia os tem ostentando em seus braços, e que eles tambem tenha a dádiva de um dia ter filhos,netos e quem sabe até tataranetos.Deus abençoe todos os seus dia e cada um seja com felicidade ,paz e saúde.E tambem parabenizo pelo seu neto que demonstra ter muito amor pela senhora,e com certeza da grande valor as pessoas idosas.estou participando de um curso dado pela terceira idade.curso de informática atrav´z dele vim ter conhecimento de sua vida.Deus lhe ilumine sempre. Moro no estado Rio Grande do Sul, cidade Passo Fundo,Brasil
beijos.
IACI GOULART LORENZINI

Anónimo dijo...

senhora Maria Amelia,estive lendo a
sua historia achei muito interessante você é uma pessoa maravilhosa espero que Deus me ajude que eu possa chegar nesta idade com a sua inteligência eu estou com 60 anos agora que estou aprendendo usar o computador ,estou gostando muito,um abraço ,de sua amiga
Antoninha sou do grupo da terceira idade e do curso de computação sou de Passo Fundo Brasil.

Anónimo dijo...

Dona Amelia eu li as suas mensagem e gostei muito,elhe adimiro pela sua força de anímo de transmitir todos os seus pensamentos, e animando quem anda com baixo astral,eu parabenizo desejando muita saúde e felicidade.
Telmo Tobias Moura

Anónimo dijo...

Maria Amelia!
Voce conseguiu um lugar que merece e ocupou o seu lugar na familia e na sociedade.
Voce é uma flor na sociedade!!!
Parabéns
A terceira idade é uma beleza e isso é um sinal que a vida pode começar na terceira idade, es um exemplo distinto.
Erondina Barboza - DATI
Passo Fundo - Rio Grande do Sul - Brasil

Anónimo dijo...

QUERIDA MARIA AMELIA
VOCÊ É MARAVILHOSA, ILUMINADA POR DEUS, HOJE LEMOS SUAS MATERIAS NO SEU BLOG.PARABÉNS QUE DEUS ABENÇOE DE SUA ADMIRADORA DA TERCEIRA IDADE DO CURSO DE COMPUTAÇÃO DE PASSO FUNDO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL SUA ADMIRADORA SUELY

Anónimo dijo...

elaria disse...
voce é maravilhosa eu naõ tenho mais vovos mas gostaria de ter uma ativa assim, estou maravilhada e feliz por ter tido o imenso prazer de conheçe-la eu estou aprendendo a usar o computador,tenho 65 anos e sou do grupo da 3 idade participo do curso de computação da universsidade de Passo Fundo Rio Grande do Sul Brasil Elaria Althaus Salomé

Anónimo dijo...

Oi MARIA AMELIA
fiquei muito contente em conhecer
seu blog por saber que ainda tem pessoas com a idade tão avançada e tão talentosas e um bom exemplo para nós

Um abraço de Marta Rosa Bier
moro no Brasil e frequento um grupo
da terceira idade e faço informatica.

Anónimo dijo...

Oi Maria Amelia ,estou maravilhada com a sua inteligência. Continue assim é um exemplo para nós.

abraço da Cecilia Machado moro no Brasil e frequento um grupo do dati da terceira idade

Anónimo dijo...

Achei o máximo quero desejar a senhora toda sorte do mundo,para a gente continuar aprendendo sempre mais e mais, tudo que a senhora tem a nós ensinar,e os segredinhos de chegar até essa idade com toda essa vitalidade ,eu estou com 65 anos e as vezes não lembro onde guardei a chave ou outra coisa qualquer .
sou Soelcy pertenço ao grupo da terceira idade faço informática na cidade de Passo Fundo Rio Grande do Sul Brasil.

Anónimo dijo...

Oi Maria Amelia foi uma honra ler sua entrevista, continue assim que é um exemplo para nos, eu estou tentando seguir o seu exemplo.

um abraço meu nome Lourena Vargas sou do Brasil e frequento o grupo da terceira idade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul

Anónimo dijo...

MARIA AMELIA,fiquei,encantada com suas mensagens, parabéns são otimas estou maravihada, estou começando aprender a usar a internet
Tenho 66 anos, adoro danças e estou em um grupo a 8 anos.
Seu blog é um remédio para a alma e uma alegria ao saber que aos 95 anos ainda tem essa disposição.
um abraço
Illa de Passo Fundo, Rio Grande do sul - Brasil

Anónimo dijo...

Maria Amelia acabei de conhecer teu blog e ler as belissimas mensagens que escreveste, cada qual mais interessante e linda, pois mostram a realidade que vivemos hoje, pelo que estás fazendo eu diria que tens apenas 15 anos continua assim mostrando ao mundo a beleza que êle é...é só termos muito amor para com todas as pessoas.
PARABENS!

Carmelinda
Passo fundo RS BRASIL

Anónimo dijo...

Olá Maria Amélia e que Deus permita que possa voltar sempre.
Relato minha admiração pela simpatia,de dominar a sabedoria da internet e por ter visitado o meu país.pelo sua receptividade em seu blog.
Euclides C.Camargo,universidade Passo Fundo-UPF-RGS-BRASIL

Autor dijo...

Aqui tambem fala sobre a senhora.

http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec75772,0.htm

Unknown dijo...

ANGELICA
ACABEI DE LER ESSA MATÉRIA NO NET
E CONHECI SEU BLOG PARABENS TA MTO
BOM MESMO

Anónimo dijo...

Fiquei encantada com a senhora! Tenho avó ainda, mas está muito adoentada e meu carinho que já era grande pelos idosos. Parabéns pela sua lucidez e pela sua luz!
Gostaria da sua opinião sobre meu blog http://cristianeprata.blogspot.com , é sobre artes, especialmente sobre pintura em tela. Aliás, ofereço à senhora a tela das orquídeas.
Um beijão, Cris Prata

Anónimo dijo...

Querida Maria Amélia

Tomei conhecimento hoje sobre a existência de teu blog. Por curiosidade acessei-o e me apaixonei por ti. Quero mandar meu abraço repleto de muita paz, muito amor e muita saúde. Tu és um exemplo maravilhoso para todas as pessoas. Parabéns!

Carlos Joaquim Pezzini Filho
Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul
Brasil

EMESILVA dijo...

parabéns..D.Amélia,um exemplo para seguir, uma enorme força de viver, e aprender todos os dias com o mundo...

grande beijo..

Sérgio Gonçalves dijo...

Parabéns Dona Maria Amelia, o seu blog conta histórias de uma vida que foi muito dificil em tempos, você é um exemplo para todos nós jovens, desejo-le muitos anos de vida e muitas crónicas no seu blog.

Braga-Portugal

http://wwwbragablog.blogspot.com

Anónimo dijo...

Beatriz
Gostei muito de conhecer uma pessoa determinada ,faz de seus dias objeto de prazer, dando exemplo a outos e mostrando que na velhice podemos ainda ser exemplo.

Anónimo dijo...

Beatriz

Gostei muito de conhecer uma pessoa determinada, faz de seus dias objetode prazer .Mostrando que a idade avancada não é impecilho para estarmos atualizados.

Anónimo dijo...

Ouvi hoje, através da Rádio Renascença (emissora católica portuguesa)sobre o blog da D. Maria Amélia e, já na altura, fiquei muito admirado pela forma tão carinhosa e entusiástica como se referiram ao blog.
Vim ver e (esta visita, que não será a última) superou tudo quanto podia imaginar. Acredito que não lhe falte alguma ajuda, mas não deixa de ser extraordinária a forma como nos explica tudo de forma tão clara. PARABÉNS D. AMÉLIA E QUE DEUS A CONSERVE COM ESSA LUCIDEZ.
Obrigado pelo exemplo que dá ao Mundo.
Américo lameiras

MISTER CAMPOS dijo...

parabéns pelo blog e pela bonita idade.

Anónimo dijo...

gostaria que nos escrevesse mais sobre a morte e religião, para que as pessoas se esclaressam sober o porvir de todas,para o qual marcha toda a humanidade, e a necessidade de cuidarmos de nosso espirito, esse que não morre,que preexiste ao corpo físico.

Anónimo dijo...

Oi blogueira bisavó. Lí algumas coisas suas e me chamou atenção quando fala dos azilos e seus habitantes que dormem anestesiados diante da televisão. Minha família teve experiência com esse lado hipinótico desses lares... Mas por outro lado, se não fosse assim, teria que ter uma pessoa, o tempo todo, junto com o idoso, que já não sabe o que faz.

Passo Fundo, 21 de junho 2008 Brasil. francinedati2007@yahoo.com.br

Anónimo dijo...

eu mecho cecilia machado maria amelha gostei muinto tu escreveu sobre aterseira idade para não ficar na frente datelivisão o que eu não fasso saio muinto fasso fisica e saio para dansar com ogrupo daterseira idade
cecilia passo fundo brasil

Anónimo dijo...

Tenho 57 amos meu nome é ENI tenho tres netos como agora tudo é novido a internete estou ne atualisando fiquei maravilhada com os teu comentarios criei um novo animo devido a idade

Anónimo dijo...

Tenho 57 amos meu nome é ENI tenho tres netos como agora tudo é novido a internete estou ne atualisando fiquei maravilhada com os teu comentarios criei um novo animo devido a idade

Anónimo dijo...

eu lourena achei muito interesante seu blog e concordo que a pessoa idosa não deve ser levada ao asilo e nem figar dentro de casa acistindo televisão deve sair e se devertir eu me devirto com os jogos no conputador

lourena passo fundo rio grande do sul brasil

Anónimo dijo...

lourdes dona mariaamelia gostei muito das suasmencage acho asenhora muito coragosa ma sua idade pasar muitas coisas boas para as pessoas . lourdea gueresi passo fundo rio grande do sul brasil .

Anónimo dijo...

Blogueira nonagenária,espanhola

Achei deveras interessante as confissões desta bisa pra frentex,que não deixou o peso da idade esconder-se da atualidade.
Meu nome é Janete brasileira, também faço parte da desta FELIZ IDADE a terceira idade.Nós somos felizes porque vivemos.

Anónimo dijo...

maria amelia lópez eu tenho acompanhado as suas mensagem e muinto o adimiro e desejo muita saude do deu amigo do brasil morador em passo fundo estado do rio grande do sul
telmodati@yahoo.com.br

Anónimo dijo...

Maria Amelia, fique emcantada com asuas. mensagem saõ maravilhosa.estou começando aprender alidar com o computador estou emcantada.
eu ila moro em Passo Fundo,obriga pela liçaõ devida.abraço

Anónimo dijo...

Maria Amelia,voce diz ter pouca cutura para te comunicar com um Ministro,mas o que vale e a tua
vivencia teu conhecimento
Sou Miguelina Vargas sou de Passo
Fundo Rio Grande do Sul Brasil.
Estou fazendo oficina de computaçao
Parabens um grande abraço.
Voce e um abraço

Anónimo dijo...

Olá mara amelia


olá maria amelia

estou lendo o seu blog,e chamoume atenção a quantidade de visitas recebidas pela colega aegrame muito, e lhes invéjo por suas qualidades e sabedoria que fez o mundo inteiro lhes conhecer, e quando falas dos azilos é amais pura das verdades.

euclidesdati2007@yahoo.com.br


Passo Fundo/ Rio Grande DO sUL

Anónimo dijo...

Fiquei feliz em conhecer mais uma criatura abençoada por Deus, Maria Amélia que seja muito feliz em sua vida abtraços de Liria da cidade Passo Fundo RS Brasil