martes, 27 de febrero de 2007

Brasil

















Espanhola de 95 anos é blogueira mais velha na Web


María Amelia ganhou o blog como presente de um neto quando completou 95 anos de idade

Maria Amelia López Soliño ganhou de presente de aniversário do neto, em dezembro último, um blog. Ela comemorava 95 anos e tornou-se, assim, a blogueira de mais idade da Internet. E bastante produtiva: em pouco mais de dois meses, já tem mais de cem posts publicados e vem recebendo grande audiência. "Navegar pela Internet para uma senhora da minha idade é um sonho, e nunca pensei que ia causar tanta notícia. Imaginei que algumas pessoas fossem me responder, mas tenho leitores de muitos países e todos me incentivam a continuar e me desejam longos anos de vida. Não sou uma mulher interessante, mas parece que os agradei", diz ela em uma das entradas no blog.

María Amélia, como se identifica no blog (http://amis95.blogspot.com/), diz estar contente em ser a blogueira mais velha do mundo, e admite que também ficaria muito feliz se outras pessoas começassem a fazer o mesmo, motivadas por sua "aventura". O mundo da Internet não lhe era tão estranho, pois já havia pedido ao neto Daniel que lhe mostrasse biografias de Felipe González, Alfonso Guerra e o cardeal Rocco Varela na rede.

Mesmo tendo alcançado grande popularidade na Espanha e em diversos outros países, onde ocupou inclusive grande espaço na imprensa escrita e digital, a "vovó da Internet" não tem maiores pretensões e descarta que vá seguir o exemplo de um outro blogueiro idoso, um sueco que, aos 93 anos, planeja ainda escrever uma autobiografia.

Dificuldades

Mesmo dizendo que este é um mundo novo e muito atraente para ela, María Amelia reconhece que as dificuldades existem. Não hesita em listar, de acordo com reportagem do site IBLNews.com, que seu principal problema é a vista, porque precisa estar muito perto do teclado para ver com claridade as teclas. Na tela, é mais fácil: basta tornar maior o tamanho das letras.

Mas o neto a ajuda a escrever. Daniel transcreve "sem mudar uma vírgula" suas palavras. "Eu disse a ele que queria comprar um computador, mas ele me fez desistir da idéia porque já sou muito velha para escrever. E às vezes não consigo ler direito por causa da catarata", explicou María Amelia em entrevista ao diário La voz de Galicia.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1440345-EI4802,00.html

37 comentarios:

Anónimo dijo...

Parabens Dona Vovó (rs) ... è incrivel saber q uma senhora esta tao informada com nossa atualidade ... desejo incrivelmente que seu blog seja um grande sucesso e que Deus lhe de mta saude para continuar cheia de energia !!! mais uma vez PARABENS

Anónimo dijo...

Lindo!
quando crescer quero ser igual a voce!

Anónimo dijo...

SONETO EN LA TERRAZA

El sol murió a lo lejos, dejándonos inmersos
en un hondo silencio que apenas si rompía
de las olas el suave murmullo, y parecía
que junto al Sol morían mil recuerdos dispersos.

Nacieron en los cielos ignotos universos
que despertaron ecos de triste lejanía,
de cosas imposibles, cual si al morir el día
nacieran en las almas sentimientos perversos.

Fue entonces que mis ojos descubrieron abismos
en tu ser que no han sido por nadie aún explorados,
regiones devastadas por grandes cataclismos...

Y me envolvió el hechizo de esos mundos vedados
que encierras en tu alma, que son tal vez los mismos
do se extraviaron otros menos afortunados.

De Jose Alvarez

Anónimo dijo...

Parabéns Dona Maria Amelia !!! Esta é a primeira vez que estou visitando o seu blog, após ler a notícia publicada no site www.terra.com.br do Brasil.

Continue sempre escrevendo em seu blog pois tenho certeza de que receberá muitas visitas.

Um abraço!!!

Anónimo dijo...

muchos años de vida para a senhora!!!

Véa retada do cabrunco!!

mignez dijo...

maria amelia!!!!!!
vc é muito mil...............
a idade não esta na cronologia dos anos , mas na cabeça , atraves dos atos das pessoas....
seja sempre jovem....uma jovem com experiencia de vida...e sabia o que mais...vc é muito linda......
parabens a vc.......
maria ignez
porto alegre rs brazil

MJosé dijo...

Parabéns Vovó....

Felicito pelo grande iniciativa. Que isso sirva de exemplo para muitas outras pessoas. Para que elas saibam , que , na vida tem muita coisa boa. Que, a vida é bela e precisa ser vivida com intensidade.Continue assim , jovem a vida toda. BEIJOS...

Anónimo dijo...

Olá, eu sou do Rio de Janeiro, Brasil acabei de ler aqui a noticia do seu Blog, gostaria de lhe parabenizar pela força de vontade de continuar querendo conhecer coisas novas, e pela energia que a senhora proporciona para os mais jovens.

Anónimo dijo...

hola maria amelia
nao falo nada e mt menos escrevo em sua lingua, mas parabenizo-a. vc é uma pessoa merecedora desse grande presente dado por seu neto
bjs e abraços

Anónimo dijo...

Ola meu nome e Ricardo sou brasileiro, tenho 38 anos, moro em sao paulo, e quero parabenizar a senhora pois as vezes algumas pessoas, tem sabe como usar um pc e nao faz uso do precioso material que tem em maos.
adoro fazer amigos m todo o universo, e quero tambem se a senhora permitir te-la como uma amiga.
um grande abraço.
rsp_2068@hotmail.com
rsp@usp.br
orkut: ricardo pinheiro

Anónimo dijo...

Olá Vó,
fiquei impressionada quando li a respeito da senhora. Parabens pelo blog e lhe desejo muita saúde e muitas felicidades!!!

Anónimo dijo...

BRASIL !!!!!!!!

Olá Maria Amelia, sou uma brasileira e fiquei fascinada pela sua historia... é simplesmente maravilhosa!!!!!!!! Parabens e continue sempre levando seu carisma e força aos internautas...

Parabêns... Silvia Cristina

Anónimo dijo...

Felicitaciones por su energia y dinamismo , siga siempre adelante
Le envio los comentários en paginas de nuestro país - Brasil
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1440345-EI4802,00.html

Besos enormes

Anónimo dijo...

ola,sou brasileira,e amei seu blog!
continue assim,postando sempre!
e q vc tenha muitos anos de vida!^^

Anónimo dijo...

Parabéns Vovó sou brasileiro de Mato Grosso cidade de Rondonópolis e estou muito feliz or saber que existe uma pessoa como a senhora que apesar da idade não tem limites para o conhecimento e a inovação, e é isso que me motiva à cada dia ter mais curiosidade para saber das coisas Mas una vez Parabéns.......

@liginha dijo...

Vovó, parabéns!!!!
Exemplo de vida e coragem...
Beijos do pessoal do Brasil!!!

Anónimo dijo...

Escribo nada más para dejar mis palabras de admiración por la energía que tiene. Siga así, para que podamos disfrutar de sus artículos.
Aquí tiene a otra lectora más, que la lee desde Japón.

susana dijo...

Parbéns!
besito desde Portugal :)

Katia Santos dijo...

Talvés a senhora nem entenda o que escrevo, também não entendi muita coisa que está em seu blogger, essa coisa de idioma diferente não é desculpa. Quero parabeniza-la pela coragem e disposição e parabenizo seu neto também por ter-lhe dado esta força.
Que Deus lhe dê ainda muitos anos de internet.
Beijos
Katia Santos - Rio de Janeiro - Brasil.

Zoe de Camaris dijo...

Grande Maria Amélia!

É isso aí...só não sei se a gente que já está ha tanto tempo grudada no computador, chega a sua idade tão bem e produtiva.

Felicidades,

Anónimo dijo...

Querida abuela, está siendo usted tan famosa como Penélope Cruz! Mucho me alegra que una mujer a su edad haya sido capaz de despertar tanto cariño en países tan distintos. Todos los días reviso blogs en español, pero, sinceramente, ninguno irradia el optimismo y la belleza de éste. Nuevamente la felicito, a usted y su nieto.

Bri dijo...

Parabéns Vó Amélia!!
Que Deus lhe dê muita saúde sempre!! A senhora é uma lição de vida realmente.
um beijo e se puder visite meu fotoblog também.
beijossssssss,
Lívia.

Meu fotoblog: http://briddinha.nafoto.net

Bri dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Anónimo dijo...

É muito fermoso ver a umha mulher de tanda idade ligada a Internet, muito mais se ela é galega e bota por terra os prejuízos que se geram darredor da gente de idade. Viva a terceira idade!

Anónimo dijo...

MARAVILHA. Parabéns, atualizadíssima. Fatima

Anónimo dijo...

Querida Maria Amélia!
Fiquei encantada com sua jovialidade e alegria, minha mãe encontrou uma reportagem sua no Jornal Zero Hora e me deu, pois talvés a senhora conheça minha avó. Se chamava Josefa Lopez, Nasceu em La Coruña e veio ao Brasil fugindo da Guerra Civil com meu pai(José) e meu avô, Juan Abelenda Anido. Como sou filha do segundo casamento do meu pai e todos já são falecidos gostaria de saber se os conheceu. Com muito carinho Débora Falk Lopez
Se quiser entrar em contato meu email é dfalklopez@gmail.com

Anónimo dijo...

Hoje foi um dia muito especial para mim , pois conheci um pouco de quem é Maria Amélia. Sua garra em viver e compartilhar sua vida, levando esperança e fé a quantos acessarem seu blog dizendo: " O sonho não acabou".
Participo da oficina Dati oferecido pela Universidade UPF de Passo Fundo RS. Brasil. tenho 65 anos. meu nome é Jurema

Anónimo dijo...

Como é bom saber que a idade não importa e sim o que importa é o saber,e a vontade de estar sempre atualizada,mil bjs vovó
se quiser me add no msn
edinasc@hotmail.com
sou do Brasil

Anónimo dijo...

Parabens Vovó D. Maria Amélia DEUS lhe dê muitos anos de vida e sempre com essa força. Beijinhos Portugal Palmela

Anónimo dijo...

Que lindo seu jesto!!!. Quanta riqueza a senhora, dona Maria Amelia, está a oferecer à sociedade de hoje que etá muito necessitada de comunicar valores, através do uso deste meio de comunicação maravilhoso.PARABÉNS!
Continue e que Deus lhes conceda muita saúde e vitalidade.
Com muita admiração meu abraço fraterno.
E. Moratelli,
Porto Alegre, Brasil

Ercilde dijo...

Que lindo seu jesto. Quanta riqueza a senhora dona Maria Amelia está a oferecer à sociedade de hoje, através do uso deste meio de comunicação maravilhoso.
Continue e que Deus lhes conceda muita saúde e vitalidade.
Com muita admiração meu abraço fraterno.
E. Moratelli,
Porto Alegre, Brasil

Ercilde dijo...

É um prazer encontrar com seu blog Dona Amelia, porque a gente respira vida, amor e esperaça quando se entra em contacto com sua pessoa e seu pensamento.
Estamos às vésperas do dia Internacional da Mulher.
Eu lembro agora de duas importante mulheres na minha vida, agora já falecidas: minha querida e saudosa Mãe e a minha irmã Dária. A Mamãe deu a luz à desesseis filhos os criou e educou até a idade adulta a 16 filhos. E a cada um, deu o melhor de si mesmo e quando a sua saúde lhe dificultava a vida, nunca lamentou por ter muito trabalho, ela foi dona de casa simples. Tratou todos nós com muito amor e nos ensinou amar a Deus acima de tudo, e a vida como o dom mais lindo. Dária, nossa irmã foi exemplo de generosidade no trabalho com os indígenas. Ela pertenceu ao instituto religioso das Filhas de Maria Auxiliadora. Por mais de trinta anos ela viveu na selva amazônica como escolha livre e feliz.
Trabalhou muito como diretora de escolas onde crianças, adolescentes e adutlos indígenas buscam o saber para a suas vidas.
A senhora como estas duas pessoas da minha familia, citadas por mim, fazem a diferença no hoje. Vemos a sociedade contaminada pelo consumismo, hednismo, enfim pelo descartável. Quantas pessoas são enganadas pelos meios de comunicação os que veículam mentiras dizendo que só se é feliz se temos coisas materiais, de marca. A senhora dona Amélia como minha irmã e minha irmã sabemos que nada que é amterial se não fundamentamos a vida com valores essencias nossas existências são frustradas e diria muito incompletas, infelizes.

Parabéns e muito obrigada pela imagem linda de mulher que transmite ao mundo através da sua pessoa e também pelo seu genial Bloggggg.
Ercilde Moratelli, fma

Anónimo dijo...

Meu nome é lourdes, sou viúva tenho 61 anos, li seu blog, também tenho INTERNET, ganhei de meu irmão e com ela viajo por todo o mundo, e foi assim que encontrei esse espaço, com tão simpatica Senhora onde mostra toda alegria e vontade de viver.Moro no Brasil, na cidade de Passo Fundo RS, adoro conhecer lugares e pessoas positivas, como a senhora.Abraços da amiga.
Lourdes Maria

Anónimo dijo...

Da.Maria Amélia li suas belas mensagens que me encheram de otimismo.
Gostei muito onde diz: Você tem que viver a vida. Não ficar em uma poltrona esperando a morte.
Não gostei onde fala de asilos que drogam seus hóspedes para que fiquem tranquilos...
Nem gostei da possibilidade de adquiri alguma doença mental tipo Alzaimer, é muito triste e angustiante mas, temos que enfrantar tudo, até a doença e, devolver ao Criador a vida que Ele nos deu.

Maria Evinha

Anónimo dijo...

meu nome é Soelcy,moro em Passo Fundo Rio Grande do Sul Brasil Estou surpresa com a inteligencia de uma senhora com-essa idade etamanha qualidade de expressão só posso desejar-te que tenhas muito tempo de vida para aproveitar a tua felicidade

20 deJunho de2008 15:20

Anónimo dijo...

meu nome é Soelcy,moro em Passo Fundo Rio Grande do Sul Brasil Estou surpresa com a inteligencia de uma senhora com-essa idade etamanha qualidade de expressão só posso desejar-te que tenhas muito tempo de vida para aproveitar a tua felicidade

20 deJunho de2008 15:20

Anónimo dijo...

Maria Amelia, parabéns pelo seu sucesso estou feliz por encontrar seu blog; seu exemplo é simplesmente divino o amor pela vida nos leva a eternidade
com amor da Terezinha

Passo Fundo
Brasil